Campanhas ambientais

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Em tempos de estímulos midiáticos constantes, muitas vezes as imagens publicitárias são a forma mais eficaz de se transmitir ideias, questionar o mundo, e apresentar novas propostas de vida.

As campanhas publicitárias, apesar de terem por muito tempo a função exclusiva de vender, assumem nesse momento delicado em que estamos vivendo, outra faceta: a conscientização.

Para levantar a importância da mídia ambiental, o Green Nation preparou essa dica com as campanhas ambientais e sustentáveis de maior sucesso nos últimos anos.

A Hora do Planeta – WWF


A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Em 26 de março de 2011, junte-se a uma comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas.

Legambiente

A campanha “Is your worrying global enough?” indica uma postura um pouco mais agressiva, mas ainda assim eficaz, lembrando o público de que as preocupações superficiais não podem se sobrepor às questões globais e convocando a sociedade para uma postura sustentável em respeito ao planeta. A continuação da campanha diz “Se nós podemos gastar nosso tempo com coisas que não importam de fato, podemos resolver a crise de energia e o aquecimento global”.

2010 Ano da Biodiversidade – ONU – PNUMA e Gisele Bündchen

 

“2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade e biodiversidade é vida”: essa é a mensagem que a top model Gisele Bündchen espalhou por todo o país com a campanha de preservação ambiental que foi lançada em junho, pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Ato de Inspiração – Greenpeace


 

O Greenpeace, grande referencia em campanhas bem sucedidas, lançou a campanha “Inspiring Action”, ou em português, “Ato de Inspiração”. Apresentando ao mundo algumas das ações de protesto realizadas pela ONG. Com isso pretendeu mostrar que as pessoas se mobilizam pela causa ambiental e que todos podem participar dessas manifestações em prol do planeta.

Salve Seu Planeta – WWF


Na animação a mensagem é clara: ao agredirmos o meio ambiente, estamos agredindo o nosso ambiente, pois fazemos parte desse todo. O que você faz “uma hora volta para você”. A WWF também emplacou algumas campanhas de sucesso ao longo do último par de décadas e conseguiu parcerias importantes para o trabalho de preservação do meio ambiente.

Desmatamento – WWF


Outra campanha de sucesso do grupo WWF satirizou a história do Tarzan, o homem que vivia na selva, tendo seu habitat natural devastado pelo desmatamento das florestas tropicais. No texto da campanha “15km² de Florestas Tropicais desaparecem a cada minuto”.

 

Con Edison

 

A Con Ed, companhia de energia da cidade de Nova Iorque, criou o slogan The Power of Green (O Poder do Verde), em uma campanha publicitária nos vagões do metrô. Usando todos os espaços destinados à propaganda em algumas linhas, a Con Edison dá dicas econômicas sobre o uso de energia em casa e no trabalho.

A companhia também desenvolveu uma aplicação grátis para iPhone, na qual lista 100 maneiras de diminuir o consumo de energia em casa, seja na hora de usar o ar-condicionado, aquecedor e lâmpadas. Além disso, quem quiser, pode optar por não receber mais as contas de luz pelo correio. Para isso, basta se cadastrar para receber a conta por e-mail e pagá-la via internet: mais uma maneira de economizar papel.

 


Repower America

Esse é o slogan do Repower America da The Alliance for Climate Protection que tem a frente o ex presidente americano e prémio Nobel Al Gore.

 

 

Banco do Brasil

 

A ação também é composta por spot para rádios, anúncios impressos e de internet, além de ações internas para incentivar os mais de 100 mil colaboradores da instituição a aderirem à causa. Com direção de criação de Saulo Ângelo e Victor Afonso, a produção é da Margarida Flores e Filmes.

 

ACT-Responsible

A ACT-Responsible é uma ONG que organiza trabalhos midiáticos do ramo da publicidade que promovem um pensamento na sustentabilidade, na responsabilidade social e no cuidado com os bens naturais. Eleita pelo Tree Huger como a melhor de 16 anúncios criativos e impactantes, a campanha da organização mostrava uma criança – que representa o futuro das novas gerações – sendo enforcada enquanto uma geleira derrete aos seus pés. 

 

Outra ação da ICT foi a "Simple Gestures", veiculada em 130 países, e mostrava que gestos simples podem mudar a vida de muitas pessoas. Veja o vídeo da campanha:

 

 

Sea Shepherd
 
O Sea Shepherd é uma organização que luta contra a caça de baleias e outros animais marinhos ameaçados de extinção ao redor de todo o mundo. Polêmica, a ONG é conhecida por destruir navios em ações quase de guerrilha, em alguns casos até avisando previamente para sua tripulação sair da embarcação. Veja algumas peças de divulgação da organização que fizeram sucesso:
 
 
 

 

We Are Drowning

Idealizada pela organização Sul-Coreana Green Korea, pioneira do uso consciente dos recursos naturais e grande incentivadora dos atitudes sustentáves em seu país, a campanha "We Are Drowning" visa chocar as pessoas nos colocando no lugar do planeta e de nossos territórios terrestres. Em suas artes e cartazes, vemos pedaços de terra representando partes do corpo humano, como o rosto ou as mãos, se afogando na água produzida pelo degelo das calotas polares.

 


 

 
Don't let this be our future
 
A campanha "Don't let this be our future", idealizada pelo grupo Naga DDB Malasya, especializado no alerta de riscos ambientais, mostra o quão importante pode ser pro nosso futuro o pensamento na sustentabilidade. Em seu texto, a campanha fala também sobre o reflorestamento, que é a nossa principal arma no combate às emissões de CO2, responsáveis pelo derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar.
 
 
 

  Se você conhece outras campanhas interessantes, compartilhe com o Green Nation.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário