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A sustentabilidade é uma atitude.

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O Desafio da Sustentabilidade na Moda


Sustentabilidade é uma questão complexa para a cadeia produtiva de moda global principalmente quando se trata de meio ambiente. Não usar peles de animais, não incentivar o consumo do fast fashion ou utilizar fibras orgânicas não significa que você esteja contribuindo totalmente. Toda indústria ou pelo menos 90% das têxteis mundiais elaboram durante seu processo produtivo resíduos altamente poluentes. Um produto, só de existir no mundo, já gera impactos, ambiental e social, e nós, como protagonistas da indústria da moda, podemos e devemos exigir que eles sejam minimizados.

Se não é possível anular os impactos a solução é neutralizá-los. A primeira atitude a ser tomada pelas empresas é a transparência, mostrando para o mercado e seu consumidor os impactos que ela está anulando e quais ela não consegue anular. A neutralização em baixa escala de produção é fácil de ser controlada, mas quando nos referimos a grandes volumes, as soluções ficam complexas assumindo altos investimentos em tecnologia e necessidade de colaboração mútua entre fornecedores mundiais de insumos. O futuro da moda sustentável depende da verificação do aspecto humano e ecológico do produto através de metodologias de produção que respeitam o meio ambiente e a sociedade.

O mercado está mudando e o consumidor cada vez mais consciente exige que as marcas comuniquem seu compromisso com relação à sustentabilidade no seu produto final. O objetivo desse Blog é trazer informações de produtos e serviços que atendam ao quesito de Moda ética e amiga da natureza, para que você consumidor saiba exatamente o que está comprando!


18 de setembro de 2015